Em algum lugar entre Montenegro e o povoado de Benfica, no município de Triunfo, há um tesouro enterrado. Certa vez, uma pessoa sonhou descobria o lugar do tesouro com os seus amigos. Sem perder tempo, convidou-os a procurar o local, reunindo as ferramentas necessárias, como pás e lampiões.
Quando chegaram ao lugar não perderam tempo e iniciaram a escavação. Assim que o buraco já tinha um considerável tamanho e profundidade e eles haviam se cansado, algo terrível aconteceu. Na beira do buraco surgiu um ser enorme, meio cão e meio cavalo, que os observava atentamente. Apavorado, o grupo correu em diversas direções. O animal correu campo afora, batendo nas cercas tentando arrebentá-las. Após este episódio, nenhum dos amigos retornou ao local.
Há quem diga que o lobisomem foi visto mais vezes no interior de Montenegro, especialmente nas noites de sexta-feira, ameaçando as pessoas. Outros afirmam ter visto um bicho enorme, meio homem, meio animal, peludo, com dentes grandes, que mata o gado chupando-lhe o sangue. Há relatos de que ele apareceu em um baile no interior, na forma de um enorme porco que atacou as pessoas.
Os mais antigos habitantes das margens do arroio do Gil contam que era comum aparecer por ali um terneiro manso. Quando se aproximavam dele, este desaparecia repentinamente. Era o lobisomem. As pessoas que o encontravam, definhavam aos poucos até a morte.