Dizem que perto do Morro Fagundes há um lugar coberto de flores onde repousa uma Cruz de Ferro. Reza a lenda que um homem encontrou um tesouro em Montenegro e, como não tinha família nem amigos com quem dividir sua riqueza, a enterrou. Para marcar o local, usou uma barra de ferro, com a qual fez uma cruz e a colocou sobre um pedestal. Após demarcar o esconderijo, plantou flores muito estranhas ao seu redor.
A história se espalhou rapidamente e muitas pessoas saíram em busca do tesouro da Cruz de Ferro com pás, picaretas e outras ferramentas. Seguindo por um atalho, o grupo passou por muitas dificuldades até encontrar a cruz. A jornada levou quase uma semana.
Ao se aproximarem da Cruz, o grupo foi surpreendido por uma voz que parecia vir da terra. Apavorados, deixaram as jóias para trás e saíram em disparada.
O tempo passou e outros fatos ocuparam a imaginação da comunidade montenegrina, e a Cruz de Ferro caiu no esquecimento. Dizem que as flores foram entregues ao homem por um padre, que afirmava serem sagradas. Há relatos de pessoas que afirmam ter visto um jesuíta perto da Cruz à noite. No entanto, ainda há quem acredite que a riqueza continua enterrada no local.